quarta-feira, novembro 18, 2009

A vida é cheia de problemas

sofrer com eles ou procurar uma solução é uma questão de escolha.



Saio de casa em direção ao trabalho, satisfeita por sair pontualmente, depois de alguns dias de atraso seguidos. Chove. Tem água empoçada nas calçadas e costeando o meio-fio formou-se um córrego de água barrenta que cobre os buracos do calçamento.

Quase chegando, vejo uma mulher segurando um guarda-chuva meio quebrado numa mão, na outra tentando apoiar-se numa muleta enquanto segura sua bolsa e olha para a prótese da perna caída meio metro atrás de si.

Um homem a ajuda mas não pode pegar a prótese porque está dando apoio ao braço em que ela segura o guarda-chuva.

Paramos. Saio do carro e tento ajudar. O homem pede que eu "pegue a perna dela". Um turbilhão instantâneo de dúvidas passam pela minha cabeça, será que consigo? oras não é uma perna, é só uma protese, que bobagem... ela precisa mais de minha ajuda do que eu de suposições tolas.

Buscando ser mais eficiente com as mãos que com a cabeça - que no momento pergunta se tem jeito certo de pegar - seguro com firmeza e coloco a prótese da forma que me pareceu melhor: onde ela possa encaixar a perna, perto dela e abaixo do guarda-chuva que meu marido segura.

Agora já éramos vários: um segura a mulher, outro segura seu gurada-chuva, meu marido segura outro guarda-chuva para cobrir os que estão ajudando (penso que talvez fosse a mim que ele queria cobrir) e uma senhora apareceu do nada para segurar a bolsa dela.

Com a mesma dignidade e humildade desde o início, ela termina de se ajeitar, agradece, pega suas coisas e segue seu caminho.

Saí feliz por ser útli, triste por ver alguém necessitar ajuda assim e orgulhosa por ela tratar o fato como um problema, algo que ela precisava resolver. Oras, a perna caiu? Coloca no lugar. Ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário